Monday, 22 de June de 2026
16°C 28°C
São Mateus, ES

Vice-governador lidera comitiva em missão aos Estados Unidos para visita a órgãos de prevenção a desastres

Uma comitiva do governo do Estado, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, embarca neste sábado (25/1), rumo à Atlanta, nos Estados Unidos, pa...

25/01/2025 às 11h16
Por: Redação Fonte: Secom RS
Compartilhe:
-
-

Uma comitiva do governo do Estado, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, embarca neste sábado (25/1), rumo à Atlanta, nos Estados Unidos, para série de visitas a órgãos de prevenção a desastres e doenças. A missão tem como objetivo aprimorar protocolos de resposta e segurança após a tragédia climática ocorrida no ano passado no RS. Ao final da semana, o grupo ainda terá compromissos oficiais em Tallahassee, na Flórida.

A primeira agenda é um encontro com o cônsul-geral do Brasil em Atlanta, Andreucci Neto. Durante a semana, a comitiva visitará a Cruz Vermelha de Atlanta e a Agência Federal de Gestão de Emergência dos Estados Unidos (Fema – Federal Emergency Management Agency). A Fema é uma agência do governo dos Estados Unidos cujo objetivo principal é coordenar as respostas a desastres e que superem os recursos das autoridades locais e do Estado. Em alguns aspectos, é uma estrutura similar ao Sistema de Proteção e Defesa Civil brasileiro.

Ainda em Atlanta, estão agendadas visitas ao Serviço de Segurança Diplomática (DSS) e à Feira Internacional IPPE 2025, maior exposição anual do mundo de tecnologia, equipamentos, suprimentos e serviços usados na produção e processamento de ovos, carne, aves e ração.

Ao final da semana, a comitiva parte para Tallahassee, na Flórida, onde visitará a Divisão de Gerenciamento de Emergências (EOC – Emergency Operations Center), órgão americano de resposta a desastres com experiência em eventos adversos de grande potencial destrutivo comuns àquela localidade, como os furacões.

A expertise na gestão de riscos de desastres poderá ser replicada no projeto do Centro Estadual de Proteção e Defesa Civil, iniciativa que se pretende implementar no Estado, e outras ações de capacitação e melhorias da Defesa Civil gaúcha.

Também participam da missão o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, o subchefe de Proteção e Defesa Civil, coronel Santiago Soares Dias de Castro, o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Douglas da Rosa Soares, subcomandante-geral dos Bombeiros Militares, coronel Ricardo Mattei Santos, a diretora do Departamento de Gestão dos Hospitais Públicos do Estado do RS, Maria Letícia Ikeda, o diretor da Vigilância da Saúde Pública, Marcelo Jostmeier Vallandro, a chefe-adjunta da Divisão de Urgência e Emergência, Tatiane da Costa Lima e assessores técnicos. A comitiva retorna ao Rio Grande do Sul no dia 2 de fevereiro.

Texto: Dayanne Rodrigues e Tenente Sabrina Ribas/GVG
Edição: Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Mateus, ES
17°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 28°

17° Sensação
1.12km/h Vento
86% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h11 Nascer do sol
05h11 Pôr do sol
Tue 28° 16°
Wed 29° 17°
Thu 28° 18°
Fri 28° 19°
Sat 28° 20°
Atualizado às 03h16
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 349,927,14 +1,52%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade