Saturday, 27 de June de 2026
19°C 26°C
São Mateus, ES

Governo do Estado e multinacional assinam ordem de serviço para construção de Estação de Água de Reuso

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou, nessa segunda-feira (13), a ordem de início dos serviços de construção, operação e manu...

14/05/2024 às 14h08
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou, nessa segunda-feira (13), a ordem de início dos serviços de construção, operação e manutenção de estação de tratamento de efluentes sanitários e fornecimento de água de reúso no município de Vitória. A solenidade aconteceu durante o painel ES Day, que faz parte da programação da edição internacional do evento Brazilian Regional Markets (BRM), promovido pela Apex e EQI Investimento e que acontece em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O acordo firmado entre o Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), e o consórcio multinacional GS Inima, tem investimento estimado de R$ 240 milhões. A empresa foi a vencedora do leilão, realizado pela Companhia na B3, em São Paulo, e começará a operar daqui a 24 meses.

O projeto prevê a construção de uma Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR) com capacidade de transformar 300 l/s de esgoto sanitário em água de reúso para fim industrial. O efluente tratado será bombeado de Camburi, em Vitória, até o Polo Industrial no município da Serra. O prazo de contrato é de 30 anos. No acordo, a ArcelorMittal Tubarão se compromete a adquirir o volume de 200 l/s.

A ação beneficiará moradores dos bairros da zona norte da capital Vitória, além de seis bairros da Serra: Hélio Ferraz, Manoel Plaza, Rosário de Fátima, Eurico Salles, Carapina I e Bairro de Fátima.

“Esse é um investimento importante e que demonstra a importância da criatividade na busca de soluções através de medidas que gerem benefício para toda a sociedade. O esgoto vai virar água para ser utilizado para resfriar o sistema industrial da empresa siderúrgica. Isso significa mais segurança hídrica, pois você afasta a necessidade da utilização da água dos mananciais no processo industrial, deixando esse recurso para os consumidores residenciais”, afirmou o governador Casagrande.

O presidente da Cesan, Munir Abud, aproveitou o evento para apresentar as oportunidades de investimento para os mercados nacional e internacional. “Em outubro, vamos realizar a maior PPP da história do Espírito Santo no valor de R$ 7 bilhões e que vai permitir a universalização do saneamento. Estamos desenhando uma PPP de água de reuso para a Vale, que é algo extremamente sustentável. Segundo o Instituto Trata Brasil, esses investimentos vão gerar cerca de 20 mil empregos no Estado, além de elevar o IDH e incentivar o turismo”, afirmou.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Governo

Giovani Pagotto

(27) 98895-0843

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Desiery Marchini / Charley Fernandes / Mirela Marcarini

(27) 2127-5974

comunica@cesan.com.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Mateus, ES
24°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 26°

24° Sensação
3.46km/h Vento
63% Umidade
100% (1.58mm) Chance de chuva
06h12 Nascer do sol
05h12 Pôr do sol
Sun 28° 18°
Mon 28° 18°
Tue 28° 19°
Wed 28° 18°
Thu 28° 18°
Atualizado às 16h14
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,597,16 +0,70%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade