Saturday, 27 de June de 2026
19°C 26°C
São Mateus, ES

Governo institui reuniões quinzenais e fiscalização direta para acompanhar abastecimento de água em Sergipe

Objetivo é cobrar resultados da Iguá e da Deso sobre o fornecimento de água em diversas regiões do estado

06/04/2026 às 16h13
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Governo institui reuniões quinzenais e fiscalização direta para acompanhar abastecimento de água em Sergipe // Fotos : Arthur Soares
Governo institui reuniões quinzenais e fiscalização direta para acompanhar abastecimento de água em Sergipe // Fotos : Arthur Soares

O governador Fábio Mitidieri informou, nesta segunda-feira, 6, que o Governo de Sergipe passará a realizar reuniões quinzenais com a Iguá Sergipe e a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para monitorar obras, cobrar prazos e exigir melhorias no abastecimento de água no estado. A medida foi definida após reunião com representantes das empresas, além de órgãos estaduais de gestão e fiscalização.

Segundo o governador, o acompanhamento será intensificado e incluirá visitas técnicas às obras em andamento. “A partir de agora, serei fiscal também da Iguá e da Deso. Vamos acompanhar de perto, inclusive in loco, onde essas obras estão sendo executadas, os prazos e quem está sendo beneficiado”, afirmou.

Mitidieri disse que a cobrança por resultados é uma resposta direta às solicitações da população. “O que a população quer é resposta imediata e ações concretas que garantam o abastecimento de água e o serviço de esgotamento”, declarou.

Além das reuniões a cada 15 dias, o governo pretende ampliar o acompanhamento das ações, intensificando a fiscalização e a transparência. Também está prevista a apresentação pública, por parte da concessionária, de informações detalhadas sobre obras, investimentos e cronogramas.

“A gente quer tudo às claras: quais obras estão sendo feitas, onde, para quem e em quanto tempo. É uma cobrança mais efetiva para garantir que o serviço chegue à população”, reforçou o governador.

De acordo com o diretor-geral da Iguá Sergipe, Fernando Vieira, na reunião, ainda foram apresentados o andamento de ações e dos investimentos em execução, incluindo intervenções emergenciais e obras estruturantes. Ele destacou, ainda, o alinhamento com o Governo do Estado para a realização das reuniões periódicas com a Deso. “Foi uma reunião importante para atualizar o governador sobre o andamento das ações e dos investimentos que vêm sendo feitos pela Iguá em Sergipe, incluindo intervenções emergenciais iniciadas no ano passado e obras estruturantes, como reservatórios e ações voltadas ao período de maior demanda. Também alinhamos a realização de encontros quinzenais para acompanhar de perto a execução dessas medidas, em conjunto com a Deso”, explicou.

A próxima reunião de acompanhamento, inicialmente prevista para a segunda-feira,13, deverá trazer novos balanços das ações desenvolvidas, incluindo o andamento de obras e outras medidas adotadas em parceria com a Deso. A expectativa é de que os encontros periódicos permitam ajustes mais rápidos e maior integração entre os responsáveis pela operação do sistema.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Mateus, ES
21°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 26°

21° Sensação
0.81km/h Vento
88% Umidade
100% (1.58mm) Chance de chuva
06h12 Nascer do sol
05h12 Pôr do sol
Sun 28° 18°
Mon 28° 18°
Tue 28° 19°
Wed 28° 18°
Thu 28° 18°
Atualizado às 10h14
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 332,112,93 +1,47%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade