Tuesday, 23 de June de 2026
16°C 29°C
São Mateus, ES

Governo de Sergipe recebe embaixadora da União Europeia e fortalece oportunidades com Acordo UE-Mercosul

Encontro destacou potencial de exportações, geração de emprego e cooperação em áreas estratégicas

04/05/2026 às 14h57
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Visita teve como foco o estreitamento das relações e o interesse da União Europeia no estado com a implementação do Acordo UE-Mercosul / Fotos: Erick O'Hara
Visita teve como foco o estreitamento das relações e o interesse da União Europeia no estado com a implementação do Acordo UE-Mercosul / Fotos: Erick O'Hara

Economia, educação, ciência, tecnologia e pesquisa estiveram em pauta nesta segunda-feira, 4, durante o encontro institucional entre o vice-governador Zezinho Sobral e a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf. A visita teve como foco o estreitamento das relações e o interesse da União Europeia no estado com a implementação do Acordo UE-Mercosul, que entrou em vigor, provisoriamente, no dia 1º de maio.

O vice-governador informou que o Brasil já exporta para a União Europeia, mas o diálogo com a embaixadora materializa um modelo econômico de ganhos para ambos os lados. “Sergipe já exporta para a Europa commodities, petróleo, produtos como sucos de frutas, principalmente de laranja, mas a ampliação desse acordo trouxe uma nova visão. A visita materializa um modelo econômico de geopolítica de ganha-ganha, de cooperação, de participação, de possibilidade de ampliação de aquilo que nós temos, de produtos da nossa produção local para ser inserido na comunidade europeia”, explicou. 

A embaixadora está cumprindo agenda no Nordeste brasileiro e destacou o fortalecimento da bioeconomia. “O acordo prevê a possibilidade de exportar produtos tradicionais, castanha, caju e outras frutas e produtos dos biomas do Brasil para exportação prioritária à Europa. O acordo também prevê emprego qualificado para os jovens, para trabalhar em novas áreas em Sergipe”, completou.

De acordo com o vice-governador, haverá capacitação e qualificação de exportadores. “As nossas empresas que tiverem produtos aptos e desejarem exportar poderão, a partir deste acordo, receber essa preparação, receber essa qualificação. O Estado de Sergipe organizou a Desenvolve-SE [Agência Sergipe de Desenvolvimento] para que ela seja o ponto focal de todos que desejam acessar esse novo mercado”, frisou. 

O diretor de Relações Internacionais e Atração de Investimentos da Desenvolve-SE, Ademário Alves, que também participou do encontro, destacou o papel estratégico da instituição na articulação entre o setor produtivo local e o mercado internacional, reforçando a importância de preparar o estado para aproveitar as novas oportunidades comerciais. “É uma grande oportunidade de geração de novos empregos, de atração de novos investimentos e de desenvolvimento para o nosso estado, tendo em vista que agora nós teremos um custo para exportar muito mais barato, por conta da eliminação quase total de tarifas de importação a longo prazo”, comemorou. 

Também entraram na agenda do encontro temas estratégicos como educação, ciência, tecnologia e pesquisa. “Além das relações comerciais, precisamos também cuidar do desenvolvimento humano e entender que esse acordo de colaboração vai além do negócio. Ele parte para a sociedade com o objetivo de que haja, de fato, crescimento em ambos os lados, em todos os países”, finalizou Zezinho Sobral.

A secretária de Estado da Educação de Sergipe, Maria Gilvânia Guimarães, destacou a implementação da Universidade Estadual de Sergipe (Unese), contribuindo com o desenvolvimento da pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promovendo a inovação e a extensão universitária. “Atualmente, temos a Universidade Federal e diversas instituições de ensino superior particulares. A Unese será um grande passo para educação estadual”, ressaltou.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Mateus, ES
19°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 29°

19° Sensação
2.35km/h Vento
93% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h11 Nascer do sol
05h11 Pôr do sol
Wed 30° 17°
Thu 29° 19°
Fri 28° 19°
Sat 26° 19°
Sun 27° 16°
Atualizado às 21h58
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 344,854,76 +0,49%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade