A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel)autuou 11 condutores por alcoolemiadurante a Operação Tolerância Zero, realizada neste domingo (21), em Outeiro, distrito de Belém. A fiscalização teve como objetivointensificar o combate à direção sob influência de álcoole garantirmais segurança para motoristas, passageiros e pedestres.
Na operação equipes de agentes de trânsito ocuparampontos estratégicosdo distrito e realizaram abordagens e verificação das condições dos veículos e dos condutores. Ao todo,nove veículos foram removidoseum motorista encaminhado à delegaciaapós ser identificado em situação que configurava crime de trânsito.
O diretor de Trânsito da Segbel, Rogério Brasil, explicou que as ações de fiscalização fazem parte de umaestratégia permanente para reduzir infrações e prevenir ocorrênciasnas vias da capital.
Durante uma das abordagens, os agentes identificaram um condutor com sinais de alteração compatíveis com o consumo de bebida alcoólica. O motorista aceitou realizar o teste do etilômetro, que apontou 0,83 mg/L de álcool por litro de ar alveolar. O resultadoultrapassa o limite previsto na legislaçãoe caracteriza crime de trânsito. Diante da constatação, o condutor foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais.
Pela legislação brasileira, dirigir sob influência de álcool ou de substâncias psicoativas é consideradoinfração gravíssima. Quando o teste aponta resultado deaté 0,33 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, o motorista está sujeito à multa de R$ 2.934,70,suspensão do direito de dirigir por 12 meses, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.
Já os resultadosiguais ou superiores a 0,34 mg/L configuram crime de trânsito, podendo resultar em multa, suspensão da CNH e pena de detenção de seis meses a três anos.Em caso de reincidência no período de 12 meses, ovalor da multa é dobrado.
Operações como a Tolerância Zero são contínuas em Belém, com foco nafiscalização, educação e conscientizaçãodos condutores. O respeito às regras de trânsito é fundamental para evitar acidentes e preservar vidas.