
A assistência especializada do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, transformou a vida da dona de casa Eliete da Silva, moradora do município de São Brás. Após anos convivendo com fortes dores de cabeça e alterações na região dos olhos, ela recebeu diagnóstico de um tumor cerebral e passou por uma cirurgia de alta complexidade realizada pela equipe de Neurocirurgia da unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Os primeiros sintomas surgiram com dores de cabeça frequentes e um incômodo persistente no olho esquerdo. Após realizar exames de imagem, Eliete da Silva foi encaminhada ao Hospital Metropolitano de Alagoas, onde iniciou o acompanhamento especializado, que levou ao diagnóstico e ao tratamento da doença.
“Fui muito bem assistida pelos neurocirurgiões. Precisava ser feita uma cirurgia de alta complexidade, porque foi necessária a retirada de parte do osso craniano e a reconstrução da região afetada. Desde então, continuo sendo muito bem acompanhada. Só tenho a agradecer a Deus e a cada profissional que cuidou de mim”, relatou a paciente.
Segundo o neurocirurgião João Paulo da Matta, o tumor se estendia para a região da órbita, provocando deformidades na estrutura óssea do crânio e deslocamento do olho. “O procedimento consistiu na retirada do tumor e na reconstrução da órbita, corrigindo essa deformidade”, explicou o especialista.
A cirurgia durou quase 5 horas e exigiu planejamento minucioso da equipe multiprofissional. Após o procedimento, Eliete da Silva permaneceu dois dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), seguindo depois para a enfermaria, onde realizou exames de controle e acompanhamento da recuperação.
“A evolução foi muito positiva. Ela permaneceu dois dias na UTI, seguiu para o quarto, realizou os exames pós-operatórios e recebeu alta hospitalar com uma recuperação rápida”, destacou o neurocirurgião.
Além do sucesso do tratamento, Eliete ressalta o acolhimento recebido durante toda a trajetória no hospital. “Aqui o acolhimento é perfeito. Não apenas os pacientes, mas também os acompanhantes são muito bem tratados. Sou grata a cada médico, enfermeiro e profissional que nos acompanha e nos trata com humanidade. Hoje estou bem e sigo sendo acompanhada no ambulatório do hospital”, afirmou.
Mín. 16° Máx. 29°