O compromisso de transformar Belém em uma cidade mais verde, resiliente e preparada para os desafios climáticos segue avançando com novas ações de arborização urbana. Na manhã desta terça-feira, 23, aPrefeitura de Belém realizou o plantio de 300 mudas arbóreas nativas no Complexo Viário do Entroncamento, localizado na avenida Almirante Barroso com a rodovia BR-316, no bairro Castanheira.
A iniciativa foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Norte da Amazônia Airports (NOA) e a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara), da Força Aérea Brasileira (FAB), com o objetivo de ampliar a cobertura vegetal da capital, melhorar a paisagem urbana e fortalecer ações de sustentabilidade no município.
O plantio integra o programaBelém Mais Verde , que tem como uma das principais ações a implantação de microflorestas urbanas em áreas estratégicas da cidade.As mudas utilizadas são espécies nativas da Amazônia, como açaí, andiroba e paxiúba, que contribuem para a recuperação ambiental e o fortalecimento da biodiversidade.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Juliana Nobre, explicou que esta é asegunda microfloresta implantada pelo município. A primeira foi criada no entorno do Elevado Daniel Berg , com o plantio de aproximadamente 10 mil mudas. Além disso, a Prefeitura já mapeou mais de 17 áreas em Belém que devem receber novas microflorestas até o fim do ano.
Segundo a secretária,a escolha do Complexo Viário do Entroncamento ocorreu após a identificação da necessidade de ampliar a arborização na região, que possui grande circulação de pessoas e veículos, mas ainda apresenta pouca cobertura vegetal.
As microflorestas são consideradasSoluções Baseadas na Natureza (SbN), capazes de auxiliar na adaptação das cidades aos impactos das mudanças climáticas. Além de tornar os espaços mais verdes, elas ajudam na drenagem das águas da chuva, reduzem a sensação térmica e colaboram para uma melhor qualidade ambiental.
A Prefeitura de Belém tem como meta ampliar significativamente a arborização urbana nos próximos anos.Desde janeiro de 2026 até o momento, já foram plantadas mais de 20 mil mudas em diferentes áreas da cidade.
A previsão é plantar50 mil mudas ainda em 2026e alcançar1 milhão de árvores plantadas em Belém ao longo dos próximos cinco anos, fortalecendo a cobertura vegetal, a adaptação climática e a qualidade ambiental da capital.
A ação também integra as iniciativas voltadas ao legado ambiental da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), reforçando o compromisso de Belém com políticas públicas de sustentabilidade, adaptação climática e preservação ambiental.
O superintendente da NOA, Rodrigo Garcia, destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições para ampliar os resultados das ações ambientais.
As mudas utilizadas no plantio foram produzidas no viveiro da Comara, que atua na recuperação ambiental de áreas degradadas e no desenvolvimento de espécies destinadas à arborização.
O vice-presidente da Comara, coronel Trigueiro, destacou que a iniciativa representa um esforço conjunto para recuperar áreas urbanas e melhorar as condições ambientais da capital.
Com a implantação da nova microfloresta, Belém amplia suas ações de reflorestamento urbano e fortalece estratégias para se tornar uma cidade mais verde, preparada para os desafios climáticos e com mais qualidade de vida para seus moradores.