Cidades Belém
IASB promove formação sobre regulação de leitos e internações
Servidores participaram de atividades sobre organização de fluxo, gestão de processos e integração de setores para melhorar o acesso de usuários ao...
23/06/2026 17h53
Por: Redação Fonte: Agência Belém

A Prefeitura de Belém realizou a formação“Regulação de Leitos e Internações: Organização dos Fluxos e Gestão”direcionada aenfermeiros, técnicos de enfermagem e servidores administrativosnesta terça-feira (23). Coordenada pelo Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (IASB), a atividade ocorreu no auditório do instituto, com o objetivo dealinhar informações, organizar fluxos internos e fortalecer a gestão dos processosrelacionados ao atendimento dos usuários.

Aregulação de leitos e internaçõesé uma etapa fundamental para organizar oacesso dos usuários aos serviços de saúde, garantindo mais clareza nos encaminhamentos, maior integração entre os setores e mais eficiência no acompanhamento dos casos. Com a formação, o IASB buscaqualificar ainda mais sua rotina assistencial e administrativa, promovendomelhorias no fluxo de atendimentoe na comunicação entre as equipes.

Crédito: Ascom IASB

A atividade foi conduzida pela auditora do IASB,Danielle Viana, e reuniu profissionais que atuam diretamente ou dão suporte administrativo às demandas de regulação e internação. O conteúdo foi voltado à organização dos fluxos de trabalho, ao alinhamento das informações entre equipes e ao fortalecimento da gestão dos processos internos do Instituto.

A formação também buscou promover mais clareza sobre as etapas da regulação de leitos, além de contribuir para uma atuação mais integrada entre os setores envolvidos no atendimento aos usuários. Entre os impactos esperados estão amelhoria da comunicação interna, a otimização dos processos e o fortalecimento da assistênciaprestada aos segurados.

Qualificação para melhorar o atendimento

A servidoraDanielle Viana, do Núcleo de Auditoria do IASB, destacou a importância da iniciativa para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos aos usuários.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Crédito: Ascom IASB

Participantes também avaliam a formação como um momento fundamental deintegração entre os diferentes setores do Instituto. Para a servidoraHellen Rocha Carneiro, da seção de Enfermagem, o encontro reforça o alinhamento da gestão com os colaboradores e contribui para melhorias no atendimento prestado ao público do IASB.

“A gestão e os colaboradores, como um todo, estão alinhados em um serviço de união, trazendo melhorias para a clientela IASB, para os servidores e para a gestão como um todo”, disse.

Crédito: Ascom IASB

A servidoraDayse Migueis, também da Seção de Enfermagem, ressalta a contribuição da iniciativa para o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos e os impactos positivos para os usuários.

“Acho de extrema importância que a gente tenha esse tipo de iniciativa por parte da gestão, de agregar vários setores para unir forças, não só em prol da nossa melhoria como profissionais, mas também trazendo melhorias, principalmente, para o usuário”, comentou.

Crédito: Ascom IASB