
Com um investimento de R$ 134,7 milhões, mais de 5 quilômetros de tubos, sendo 1,5 quilômetro em travessia subaquática, estão sendo instalados por baixo do canal do Porto de Santos para levar água para o Guarujá e solucionar um problema histórico de escassez hídrica no município da Baixada Santista.
A Travessia Subaquática Santos-Guarujá, com conclusão prevista para o segundo semestre, é um dos principais investimentos em andamento do Governo de São Paulo para aprimorar o abastecimento na Baixada Santista e terá capacidade para transportar 500 litros de água tratada por segundo, reforçando o abastecimento para mais de 450 mil pessoas.
“Com este projeto e o pacote de investimentos de R$ 8 bilhões nos próximos três anos previsto para a região, estamos ampliando e modernizando a rede de água e esgoto, garantindo capacidade suficiente para atender a população hoje e no futuro, com soluções técnicas planejadas para reforçar o abastecimento de forma segura e sustentável. São avanços que só estão sendo alcançados graças à desestatização da Sabesp, que garantiu os investimentos necessários para solucionar desafios históricos como esse”, afirmou a secretária Natália Resende.

A obra integra o novo ciclo de investimentos da Sabesp após a desestatização da companhia promovida pelo Governo de São Paulo. Em 2025, foram investidos R$ 15,2 bilhões em infraestrutura, valor 120% superior aos R$ 6,9 bilhões registrados no ano anterior. Os investimentos têm como meta antecipar a universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela companhia até 2029.
Mais água
Esta será a segunda travessia subaquática sob o canal do Porto, somando-se à estrutura em operação entre os bairros Ponta da Praia, em Santos, e Vila Lígya, em Guarujá, que também envia até 500 litros por segundo para o abastecimento da Ilha de Santo Amaro.
A nova adutora ampliará a capacidade de transporte de água para Guarujá, mas não terá impacto no abastecimento dos municípios de Santos e de Cubatão, já que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, responsável pelo abastecimento, tem capacidade para atender os três municípios.
LEIA MAIS: Obras de saneamento levam água e esgoto a 3,5 mil moradores de comunidade da zona sul de SP
A água será produzida na ETA Cubatão, seguirá para os reservatórios da Sabesp e, a partir do reservatório do Saboó, em Santos, será conduzida pela nova adutora, que passará sob o canal do Porto e chegará ao reservatório de Vicente de Carvalho, atendendo a um dos bairros que mais sofre com a falta de água em períodos de estiagem e de alta temporada.
Além da travessia subaquática, também estão em andamento a implantação do Pulmão de Reservação de Água Potável do Sistema Mambu Branco , com capacidade total de 40 milhões de litros, projetado para mitigar impactos na produção durante eventos de chuvas intensas, garantindo maior estabilidade ao abastecimento, e a construção da nova Estação de Tratamento de Água Melvi , com capacidade de 1.270 litros por segundo, que ampliará de forma estrutural a produção de água tratada para a região a partir de 2027.
LEIA MAIS: Acesso ao saneamento básico pode valorizar em até 14% o valor de imóveis
Tecnologia nas inspeções
Durante as obras Travessia Subaquática Santos–Guarujá, a Sabesp passou a utilizar o cachorro-robô DOM, equipamento controlado remotamente para inspeções em tubulações, galerias e ambientes confinados. O robô possui sensores de detecção de gases, câmera de alta definição e sistema de iluminação, permitindo a avaliação das condições dos ambientes sem exposição dos trabalhadores a riscos operacionais.
Com autonomia de duas horas e baterias removíveis, o equipamento é operado por profissionais treinados e transmite dados em tempo real, contribuindo para o acompanhamento das redes operadas pela companhia e das obras em andamento.
Mín. 17° Máx. 30°