
A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb), realizou na manhã desta quarta-feira, 24, aAção em Alusão ao Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho, voltada aos usuários acompanhados pela Seções de Programas Preventivos (SPP) e de Atenção à Pessoa Idosa (Sapi) e pela Sala de Curativos. A atividade ocorreu na sala da Sapi e reuniu usuários em uma programação educativa e preventiva voltada à conscientização sobre a doença.
A iniciativa teve como objetivoorientar os participantes sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do controle adequado do diabetes, doença crônica que afeta milhões de brasileiros e pode provocar complicações cardiovasculares, renais, oftalmológicas e neurológicas quando não acompanhada corretamente. O evento também reforçou a integração entre os setores do Iasb que atuam diretamente no cuidado e no acompanhamento dos usuários.
Durante a programação, os participantes tiveram acesso à aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, palestra educativa, orientações práticas sobre alimentação saudável, atividade física, controle da glicemia e prevenção de complicações.
A chefe da SPP, Alcione dos Reis Pereira, explicou que a atividade foi pensada como um momento de acolhimento, orientação e troca de informações com os usuários.

A coordenadora de Atenção à Saúde do IASB, Edilena Silva Amaral, destacou que o diabetes exige acompanhamento contínuo e atenção aos hábitos diários, e que ações educativas como essa ajudam a ampliar o acesso à informação e a fortalecer o cuidado preventivo entre os usuários do Instituto.
“O diabetes é uma doença crônica que, muitas vezes, evolui de forma silenciosa e pode trazer complicações importantes quando não há acompanhamento adequado. Por isso, ações como essa são fundamentais para orientar os usuários sobre alimentação, controle da glicemia, atividade física, uso correto da medicação e cuidados diários que fazem diferença na qualidade de vida. Trabalhar a prevenção e o diagnóstico precoce é uma forma de cuidar melhor da saúde dos nossos segurados”, afirmou.
Obras na praça Brasil chegam a 38% e avançam para etapa de drenagem
Eficiência: Belém alcança 1º lugar em gestão contábil
Quadrilhas finalistas se apresentam na Praça Waldemar Henrique
Entre os participantes da ação, a dona de casa Maria de Lourdes Nascimento, 59 anos, relatou a importância do atendimento recebido no Instituto e destacou o acolhimento oferecido pelos profissionais do Iasb.

A servidora aposentada Maria de Lurdes Pereira Furtado, de 72 anos, destacou o impacto positivo das atividades promovidas pelo Instituto na integração dos usuários e no fortalecimento do cuidado com a saúde.





Mín. 17° Máx. 30°