Thursday, 25 de June de 2026
19°C 29°C
São Mateus, ES

Câmara de Dourados apresenta moção de apoio aos funcionários da Embrapa

Iniciativa do vereador Elias Ishy destaca importância estratégica da empresa para o desenvolvimento científico, tecnológico e produtivo do país

25/06/2026 às 09h53
Por: Redação Fonte: Câmara de Dourados - MS
Compartilhe:
Elias Ishy com trabalhadores da Embrapa durante paralisação nacional na última semana (Foto: Assessoria/CMD)
Elias Ishy com trabalhadores da Embrapa durante paralisação nacional na última semana (Foto: Assessoria/CMD)

A Câmara Municipal de Dourados apresentou uma Moção de Apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em reconhecimento à mobilização nacional realizada nas unidades da instituição em defesa da valorização profissional e do avanço das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2026/27. A moção foi encaminhada à presidência da Embrapa, à Embrapa Agropecuária Oeste, à Presidência da República, à Casa Civil, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.

A iniciativa é do vereador Elias Ishy (PT), com o apoio de vereadores infra-assinados, que destacou a importância estratégica da Embrapa para o desenvolvimento científico, tecnológico e produtivo do país, especialmente por meio do trabalho desenvolvido pela Embrapa Agropecuária Oeste, sediada em Dourados.

Segundo o documento, a Embrapa é um dos maiores patrimônios científicos e tecnológicos do Brasil, responsável por pesquisas e inovações que transformaram a agricultura nacional, fortaleceram a segurança alimentar e impulsionaram o desenvolvimento econômico em diversas regiões do país.

A manifestação da Câmara reconhece a legitimidade da mobilização nacional dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa, que reivindicam avanços nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho. Entre as principais pautas apresentadas estão a valorização profissional, a recomposição salarial, melhorias nas condições de trabalho, ampliação de benefícios e medidas de prevenção ao assédio moral e sexual no ambiente laboral.

O documento também destaca a necessidade de reconhecimento da elevação da escolaridade dos cargos de Assistente e Técnico. Muitos empregados buscaram qualificação por meio de graduação, especialização e pós-graduação, contribuindo diretamente para o fortalecimento da pesquisa pública brasileira, mas ainda enfrentam limitações quanto ao reconhecimento institucional dessas conquistas acadêmicas.

Para Ishy, a valorização dos trabalhadores da Embrapa vai além de uma questão trabalhista. “Estamos falando de profissionais que contribuem diariamente para o fortalecimento da ciência, da inovação, da pesquisa agropecuária e da soberania alimentar do Brasil. Valorizar esses trabalhadores é fortalecer uma instituição que presta serviços essenciais ao desenvolvimento do país”, afirmou.

Ao final, a Câmara de Dourados conclama a direção da empresa e o Governo Federal a ampliarem o diálogo e a negociação com a categoria, buscando soluções que garantam melhores condições de trabalho e o devido reconhecimento aos profissionais que atuam na construção do conhecimento científico e tecnológico brasileiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Mateus, ES
27°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 29°

28° Sensação
3.25km/h Vento
54% Umidade
39% (0.1mm) Chance de chuva
06h11 Nascer do sol
05h12 Pôr do sol
Fri 27° 19°
Sat 26° 18°
Sun 28° 17°
Mon 27° 17°
Tue 28° 19°
Atualizado às 10h14
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,20 +0,12%
Euro
R$ 5,91 +0,20%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,587,83 -1,54%
Ibovespa
172,749,73 pts 1.32%
Publicidade