Cidades Porto Velho - RO
Bois-bumbás abrem o Arraiá do Bera e encantam o público na primeira noite da festa
Veludinho e Marronzinho levaram emoção, cores e tradição para a arena antes da abertura do concurso de quadrilhas juninasO som das toadas, o color...
26/06/2026 14h01
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO

O som das toadas, o colorido das fantasias e a força da cultura amazônica deram início à primeira noite do Arraiá do Bera, na última quinta-feira (25), no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Antes mesmo da abertura do concurso de quadrilhas juninas, o público foi recebido pelas apresentações dos bois-bumbás mirins Veludinho e Marronzinho, que emocionaram quem acompanhava a festa promovida pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural (Funcultural).

Boi Marronzinho fez parte das apresentações do evento

O primeiro a entrar na arena foi o Boi Veludinho, levando ao público um espetáculo repleto de dança, cores e elementos da cultura popular amazônica. Integrante do grupo há quatro anos, a cunhã-poranga Ana Luiza, de 14 anos, falou da emoção de abrir a programação do Arraiá do Bera.

"Foi muito bom participar desse momento. Nós levamos muita emoção para a arena e acredito que o público também conseguiu sentir tudo isso. Preparamos uma apresentação com muito carinho para mostrar a força da nossa cultura e representar o nosso boi da melhor maneira possível."

Na sequência, foi a vez do Boi Marronzinho tomar conta da arena. A apresentação levou ainda mais brilho ao evento e arrancou aplausos do público presente.

Rainha do Folclore do grupo, Nathaly Pauliny, que dança há dois anos no Marronzinho, não escondia a emoção antes da apresentação. "Estou muito feliz por viver esse momento. É uma oportunidade maravilhosa poder representar o nosso boi e mostrar o trabalho que foi preparado com tanto carinho. Sempre dá aquele frio na barriga, mas a vontade de entrar na arena e fazer bonito é ainda maior. É um orgulho representar o Marronzinho como Rainha do Folclore."

Nathaly Pauliny não escondia a emoção antes da apresentação

Após as apresentações dos bois-bumbás, o público continuou prestigiando a programação cultural com o concurso de quadrilhas juninas, que abriu oficialmente a disputa da edição 2026 do Arraiá do Bera.

A arena recebeu os espetáculos das quadrilhas Coração Dourado, com o tema "Entre Terra e Água, Legado do Rio Madeira"; Mocidade Junina, que apresentou "Fogo, Viva a Luz da Vida"; e Rosa de Ouro, com o tema "Rio Madeira, Águas da Minha Vida". As apresentações emocionaram o público e deram início à disputa que segue durante os próximos dias de programação.

A presidente da Funcultural, Débora Figueiredo, ressaltou que o Arraiá do Bera foi pensado para valorizar todas as manifestações da cultura popular de Rondônia. "Os bois-bumbás e as quadrilhas fazem parte da nossa identidade cultural. Ver essas apresentações emocionando o público mostra que estamos no caminho certo ao investir e fortalecer as tradições do nosso povo."

O prefeito Léo Moraes disse que o evento foi preparado para que a população pudesse vivenciar diferentes expressões da cultura amazônica.“O Arraiá do Bera é um espaço onde todas as manifestações culturais têm vez. Os bois-bumbás abriram a programação com um espetáculo emocionante e as quadrilhas deram sequência a uma noite inesquecível. Essa festa é da população e continua até domingo com muita cultura, música e tradição para toda a família.”

Texto:Jhon Silva
Fotos:Anderson Flôres

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)