Friday, 26 de June de 2026
20°C 26°C
São Mateus, ES

Nutrição hospitalar contribui para o controle do diabetes e a recuperação dos pacientes do HRPI

Jandy Gonçalves diz que a nutrição equilibrada é uma estratégia para manter a glicose sob controle e garantir uma rotina de recuperação muito mais ...

26/06/2026 às 16h33
Por: Redação Fonte: Secom Alagoas
Compartilhe:
Cada refeição é elaborada com cuidado e qualidade - Cláudia Valéria de Oliveira
Cada refeição é elaborada com cuidado e qualidade - Cláudia Valéria de Oliveira
Cláudia Valéria de Oliveira / Ascom HRPI

O Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI) adota o cuidado com o cardápio dos pacientes com diabetes como um tratamento tão importante quanto a medicação. A nutrição equilibrada dentro da unidade funciona de forma estratégica, sendo indispensável para manter a glicose sob controle e garantir uma rotina de recuperação muito mais segura e eficiente, preparado pela equipe do Serviço de Nutrição, que respeita as orientações médicas e nutricionais, garantindo as necessidades de nutrientes sem comprometer o controle glicêmico.

Segundo a nutricionista Jandy Gonçalves, que atua no Hospital Regional de Palmeira dos Índios, pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem trazer grandes benefícios para a saúde.

"No Dia Nacional da Diabetes, queremos conscientizar a população de que a alimentação saudável é uma grande aliada tanto na prevenção quanto no controle da doença. Quando ela é associada à prática de atividade física e ao acompanhamento profissional, é possível controlar a glicemia, evitar complicações e viver com mais qualidade. Cuidar da alimentação é um gesto de cuidado com a própria vida e um investimento em um futuro com mais saúde e bem-estar", explica a nutricionista.



Entre os cuidados adotados estão a redução do açúcar simples, o controle da quantidade de carboidratos, a oferta de frutas com baixo índice glicêmico, verduras, legumes e proteínas magras, além do fracionamento das refeições ao longo do dia. Além de oferecer uma alimentação segura e nutritiva, o período de internação também representa uma oportunidade para orientar pacientes e familiares sobre hábitos alimentares que poderão ser mantidos após a alta hospitalar.

Novos hábitos alimentares

Para a paciente L.O.L., de 45 anos, a internação também foi uma oportunidade de aprender novos hábitos alimentares. Ela afirma que os cuidados recebidos no hospital mudaram sua forma de enxergar a alimentação.



"Com os cuidados que recebo aqui no hospital, aprendi o que é uma alimentação mais saudável. Hoje entendo que comer bem faz toda a diferença. Além de ajudar no controle da diabetes, percebi mudança no meu sono e na qualidade de vida", relata.

Para a equipe multiprofissional, o tratamento do diabetes vai além dos medicamentos. Médicos, nutricionistas, enfermeiros e demais profissionais atuam de forma integrada para incentivar mudanças no estilo de vida, contribuindo para a prevenção de complicações como doenças cardiovasculares, problemas renais, alterações na visão e dificuldades de cicatrização.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Mateus, ES
25°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 26°

25° Sensação
3.43km/h Vento
61% Umidade
100% (3.92mm) Chance de chuva
06h11 Nascer do sol
05h12 Pôr do sol
Sat 26° 19°
Sun 28° 19°
Mon 28° 19°
Tue 28° 19°
Wed 28° 19°
Atualizado às 16h14
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 -0,16%
Euro
R$ 5,89 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 326,287,12 -0,02%
Ibovespa
173,289,02 pts 0.76%
Publicidade