
Morador de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista, há 50 anos, Isac Silva enfrentava um problema que afetava diretamente a rotina de 15 famílias que dividem o mesmo terreno. O consumo de água era concentrado em apenas uma conta, o que resultava em cobranças altas e que era impossível de dividir de forma justa. Nesta sexta-feira (26), ele foi até a Van Bora, unidade móvel da Sabesp que esteve na comunidade, para regularizar o problema após a instalação dos hidrômetros individuais solicitados por eles e já instalados no terreno.
“Agora está dividido bonitinho, cada um no seu”, contou Isac. Após o atendimento, o processo de individualização das ligações de água foi realizado e agora cada família receberá sua própria fatura.
Instalada desde segunda-feira (22) em frente à sede da União dos Moradores de Paraisópolis, a Van Bora oferece serviços como atualização cadastral, emissão de segunda via de contas, negociação de débitos, orientações sobre tarifa social e esclarecimentos sobre os serviços prestados pela companhia.

A iniciativa integra o novo ciclo da Sabesp após a desestatização promovida pelo Governo de São Paulo. O estado receberá um investimento de R$ 260 bilhões até 2060, sendo que R$ 70 bilhões serão aplicados até 2029 para a universalização do saneamento básico no estado. Somente em 2025 foram investidos R$ 15,2 bilhões em obras de infraestrutura, valor 120% maior em comparação ao ano anterior, com ampliação da cobertura de saneamento e a melhoria dos padrões de qualidade dos serviços, o que inclui o atendimento à população.
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende, ressaltou, em visita a Paraisópolis, que a presença da companhia nas comunidades fortalece o atendimento individualizado e contribui para identificar necessidades específicas de cada família. “No território, a gente consegue ver tudo o que é necessário em relação ao serviço, às obras e ao que as pessoas estão precisando. Cada família tem uma demanda, e a gente vai atender todas. Isso é acolher as pessoas, ouvir e ver o que precisa melhorar na prestação do serviço.”
Isac relata que a presença da unidade móvel tornou o atendimento mais acessível. Ele contou que inicialmente procurou uma agência da Sabesp, mas que, com a chegada da van à comunidade, o processo ficou mais simples. “Fica tudo muito mais fácil, sem precisar me deslocar e ficar longe de casa e do serviço. E o atendimento é excelente.”
Esta foi a sexta passagem da Van Bora por Paraisópolis neste ano. Mais de 380 atendimentos já foram realizados. Para o presidente da União dos Moradores de Paraisópolis, Cláudio Fernandes da Costa, levar o atendimento presencial para dentro da comunidade facilita o acesso aos serviços, especialmente para idosos e pessoas com dificuldade de utilizar ferramentas digitais.
“Temos uma parcela da população, principalmente os idosos, que tem dificuldade de se locomover e também com a tecnologia. A presença da van facilita essa comunicação, essa articulação e a solução de problemas”, afirmou. “Cada problema é muito peculiar. Com a presença da van aqui na frente da União de Moradores, as pessoas se sentem seguras. É um acolhimento humano que precisa existir nos atendimentos.”
Mais investimentos na prestação de serviços
A iniciativa reflete o novo momento vivido pela Sabesp após a desestatização, que ampliou sua capacidade de investimento e acelerou as ações voltadas à universalização dos serviços. Com mais recursos e metas antecipadas, a Sabesp vem fortalecendo sua atuação nos municípios paulistas e expandindo projetos que levam água tratada, coleta e tratamento de esgoto para regiões historicamente carentes de infraestrutura.
Desde 2024 a Sabesp levou água tratada para 2,1 milhão de pessoas e coleta e tratamento de esgoto para mais 4,3 milhões. O cumprimento das metas de acesso à água, coleta e tratamento de esgoto alcançaram, respectivamente, 87%, 77% e 71% ao fim do primeiro trimestre de 2026. Atualmente, a companhia possui 1,2 mil frentes de obra em andamento para levar água e esgoto a locais em que as pessoas nunca tiveram acesso ao saneamento básico.
Tarifa social
O novo contrato com a Sabesp permitiu aos moradores das regiões mais carentes do Estado a ampliação da Tarifa Social Paulista, que concede desconto de até 78% na conta de água e esgoto para famílias de baixa renda cadastrada no CadÚnico.
Desde a desestatização, o número de pessoas atendidas dobrou, passando de 2,98 milhões para 6 milhões no estado. Na Região Metropolitana de São Paulo, a Tarifa Social foi ampliada de 2,57 milhões de pessoas para 4,5 milhões de beneficiados.
O novo contrato proporcionou ainda a criação de uma nova faixa de beneficiados, a categoria Social II, composta por famílias que residem em núcleos urbanos informais passíveis ou em processo de regularização, que passaram a receber descontos de 50% o consumo de até 15 metros cúbicos, por 24 meses a partir da ligação.
Na Rota da Água
O Governo de São Paulo acompanha os avanços no saneamento por meio do Na Rota da Água. A iniciativa dá mais visibilidade às obras de segurança hídrica, reforço de abastecimento e universalização do saneamento nas cidades atendidas pela companhia. O programa prevê uma série de entregas e visitas técnicas a mais de 1,1 mil frentes de obras em andamento nos municípios contemplados pelo novo contrato da Sabesp.
Entre as entregas já realizadas, estão obras de saneamento em Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Embu-Guaçu. Além disso, há duas novas Estações de Tratamento de Esgoto em Caieiras e Franco da Rocha e um Sistema de Expansão de Esgotamento Sanitário que também contempla Francisco Morato, na Grande São Paulo.
Mín. 20° Máx. 26°