Thursday, 25 de June de 2026
19°C 29°C
São Mateus, ES

Governo do Estado recebe atletas e paratletas que representaram o Espírito Santo em Paris

O governador do Estado, Renato Casagrande, recebeu, nesta quinta-feira (19), no Palácio Anchieta, atletas e paratletas capixabas que participaram d...

19/09/2024 às 18h20
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

O governador do Estado, Renato Casagrande, recebeu, nesta quinta-feira (19), no Palácio Anchieta, atletas e paratletas capixabas que participaram da edição 2024 da Olimpíada e Paralimpíada de Paris. As duas medalhistas que representaram o Espírito Santo nos Jogos Paralímpicos, as nadadoras Mariana Gesteira e Patrícia Pereira, também estiveram presentes.

Mariana Gesteira, que é contemplada pelo programa Voe Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), conquistou duas medalhas de bronze na Paralimpíada, nas provas dos 100m livre e 100m costas (classe S9). Já Patrícia Pereira, beneficiada pelo Bolsa Atleta, também da Sesport, faturou uma prata, nos 50m peito (classe SB3), e um bronze, no revezamento 4x50 livre misto, ao lado de Daniel Mendes, Lidia Cruz e Talisson Glock.

Com quatro medalhas no currículo (prata no Rio, em 2016, e bronze em Tóquio, em 2021), Patrícia Pereira se tornou a capixaba com o maior número de pódios na história das Olimpíadas ou Paralimpíadas, superando o atleta paralímpico Daniel Mendes, que conquistou três medalhas (prata em Londres, em 2012, e ouro e bronze no Rio, em 2016). Mariana Gesteira, que já havia conquistado um bronze, em Tóquio, chegou também à terceira medalha de sua carreira.

“Para nós ver vocês levando a bandeira do Espírito Santo ao lugar alto mais do pódio é muito importante. É também uma conquista para nós que investimos no esporte. Bom saber que tem gente no nosso Estado disputando a competição mais desejada do mundo. Vocês estão vencendo desafios todos os dias e são nosso orgulho. Seja na vida ou no esporte, vocês são vencedores”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Também estiveram presentes no Palácio Anchieta o treinador Leonardo Miglinas, técnico da seleção brasileira e do Clube Álvares Cabral, que acompanhou Mariana Gesteira em Paris; o paratleta Marcos Vinícius Oliveira, que participou da disputa do atletismo na Paralimpíada; e a ginasta Déborah Medrado, que esteve na Olimpíada com o conjunto da seleção brasileira de ginástica rítmica. Marcos Vinícius Oliveira e Déborah Medrado são contemplados pelo Bolsa Atleta.

As jogadoras capixabas do basquete em cadeira de rodas também compareceram ao encontro. Com convocações constantes para a seleção brasileira da modalidade, elas não foram para Paris, já que o Brasil não conseguiu a classificação. Porém, agora a equipe está na expectativa para a inauguração do Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência, que está sendo construído na sede da Sesport, em Bento Ferreira, Vitória. A obra deve ficar pronta até novembro.

“É com grande satisfação que recebemos nossas medalhistas e atletas olímpicos aqui no Palácio Anchieta, juntamente com o governador Renato Casagrande. Em breve, teremos a inauguração do nosso Centro de Excelência, uma obra que será um marco no paradesporto nacional e capixaba. Nossos paratletas estão de parabéns, com suas conquistas ao redor do mundo, como foi o caso das medalhas em Paris da Mariana e da Patrícia”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

Compareceram ao evento com o governador as atletas: Bisa Silva, Bruna Rosa, Evilânia Souza, Geisiane Maia, Jéssica Santana, Maria de Fátima Silva e Paola Klokler. Todas são contempladas pelo Bolsa Atleta.

Bolsa Atleta

O Bolsa Atleta tem como objetivo principal beneficiar atletas e paratletas de alto rendimento, com o auxílio financeiro mensal que deve ser utilizado para a manutenção dos resultados obtidos e da carreira esportiva do atleta no ano de recebimento do benefício.

Com um investimento de R$ 3,9 milhões, o edital 2024 atingiu o recorde de esportistas de alto rendimento selecionados, com 234 contemplados, 43 a mais do que no edital anterior. Serão pagos aos selecionados 12 parcelas mensais, de acordo com a categoria: estudantil (R$ 500), nacional (R$ 1.500), internacional (R$ 2 mil) e olímpico (R$ 4 mil).

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Mateus, ES
20°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 29°

20° Sensação
0.65km/h Vento
92% Umidade
39% (0.1mm) Chance de chuva
06h11 Nascer do sol
05h12 Pôr do sol
Fri 27° 19°
Sat 26° 18°
Sun 28° 17°
Mon 27° 17°
Tue 28° 19°
Atualizado às 07h14
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 336,966,87 +0,89%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade