Thursday, 25 de June de 2026
19°C 29°C
São Mateus, ES

Projeto ‘Zé Gotinha nas Escolas’ é tema de debate durante Congresso Capixaba de Enfermagem

Com objetivo de promover atividades para crianças e adolescentes a partir da educação em saúde, levando à consciência vacinal no ambiente escolar, ...

07/10/2024 às 18h13
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Com objetivo de promover atividades para crianças e adolescentes a partir da educação em saúde, levando à consciência vacinal no ambiente escolar, o projeto da Secretaria da Saúde (Sesa) “Zé Gotinha nas Escolas” foi um dos temas principais durante o VI Congresso Capixaba de Enfermagem (CCENF). 

O evento, que aconteceu entre os dias 24 e 27 de setembro, de forma on-line, reuniu profissionais, recém-formados e graduandos de Enfermagem de todo o Estado.

O projeto “Zé Gotinha nas Escolas” é desenvolvido pelo Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), da Secretaria da Saúde, em parceria com o Programa Saúde nas Escolas (PSE) estadual e municipal, e com as instituições de Ensino Superior e apoio da Prefeitura de Vitória (PMV). A iniciativa tem como campo de prática as escolas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, alcançando crianças com faixa etária de 04 a 14 anos.

Durante a mesa de debate sobre o projeto, que foi a primeira do evento, no dia 25, os representantes das instituições de ensino participantes do projeto, como a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e a Faesa, realizaram a apresentação das experiências exitosas em educação em saúde desde a sua implementação, em março deste ano.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, a participação da equipe no VI Congresso Capixaba de Enfermagem e a apresentação do projeto 'Zé Gotinha nas Escolas' se traduziu em uma oportunidade para fortalecer a importância da educação em saúde no ambiente escolar.

“Este projeto não apenas promove a conscientização vacinal entre crianças e adolescentes, mas também engaja a comunidade escolar em um diálogo sobre a prevenção de doenças. Espaços como este são essenciais, pois permitem a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais de saúde, acadêmicos e educadores, criando uma rede de apoio que potencializa nossas ações”, destacou a coordenadora Danielle Grillo.

O Programa Estadual de Imunizações ainda esteve presente no dia 26, com representantes na mesa sobre “Inovação e Novas Tecnologias em Imunização”, onde puderam apresentar os “Calendários de vacinação dos Setores Públicos e Privados”, além de falar sobre “Incorporação de Novas Vacinas no Sistema Único de Saúde (SUS) no ano de 2024”; e de “Normas e procedimentos de vacinação: orientações mais atuais sobre sítios de aplicação das vacinas”.

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Mateus, ES
20°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 29°

21° Sensação
1.69km/h Vento
97% Umidade
39% (0.1mm) Chance de chuva
06h11 Nascer do sol
05h12 Pôr do sol
Fri 27° 19°
Sat 26° 18°
Sun 28° 17°
Mon 27° 17°
Tue 28° 19°
Atualizado às 00h42
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 338,764,78 +1,43%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade