Wednesday, 24 de June de 2026
17°C 30°C
São Mateus, ES

Com capixabas, Brasil é campeão dos Jogos Sul-Americanos Escolares na Colômbia

Com capixabas na seleção, o Brasil se sagrou campeão dos Jogos Sul-Americanos Escolares 2024, realizado em Bucaramanga, Colômbia. Ana Elizia Gerald...

09/12/2024 às 15h48
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Com capixabas na seleção, o Brasil se sagrou campeão dos Jogos Sul-Americanos Escolares 2024, realizado em Bucaramanga, Colômbia. Ana Elizia Geraldino, Cauan Leonídia, Josué Alves, Lucca Sfalsin e Islayne Sarmento foram os medalhistas capixabas da competição, encerrada nesse domingo (08). Ao todo, o Brasil conquistou 96 medalhas, sendo 40 ouros, 31 pratas e 25 bronzes.

A delegação contou com a participação de 232 brasileiros, incluindo atletas, comissão técnica, médicos e outros. O evento reuniu atletas de 12 países para as disputas das modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo, atletismo adaptado, natação, tênis de mesa e xadrez. Os atletas capixabas foram acompanhados pelos técnicos Roque Marinato e Kelley Bonicenha, além do delegado Cássio Fassarela.

No atletismo convencional, Josué Alves se destacou ao conquistar duas medalhas: ouro no revezamento 5x80m e prata nos 100m com barreiras. No atletismo adaptado, Cauan Leonídia brilhou ao sagrar-se campeão geral e também no revezamento integrado 5x80m. Islayne Sarmento garantiu a prata nas provas de salto em distância e no revezamento 5x80m, ficando em segundo lugar geral feminino. Já Ana Elizia Geraldino conquistou o ouro no arremesso de peso e a prata no revezamento 5x80m feminino.

Na natação, Lucca Sfalsin, que é contemplado pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), foi destaque ao conquistar duas medalhas de ouro nos 50m borboleta e no revezamento 4x50 livre. Ele também ficou em segundo e terceiro lugares nos 100m borbo e no revezamento medley, respectivamente.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, parabenizou os atletas pela participação na competição e ressaltou a importância do incentivo ao esporte em idade escolar.

“Quero parabenizar todos os atletas que participaram desta competição, demonstrando dedicação, talento e espírito esportivo. O esporte em idade escolar é uma grande ferramenta para revelar novos talentos e incentivá-los a chegarem ao alto rendimento. O Governo do Estado reafirma o seu compromisso em investir no esporte como um caminho para o desenvolvimento social e educacional dos nossos jovens”, destacou Nunes.

Bolsa Atleta

O Bolsa Atleta tem como objetivo principal beneficiar atletas e paratletas de alto rendimento, com o auxílio financeiro mensal que deve ser utilizado para a manutenção dos resultados obtidos e da carreira esportiva do atleta no ano de recebimento do benefício.

Com um investimento de R$ 3,9 milhões, o edital 2024 atingiu o recorde de esportistas de alto rendimento selecionados, com 234 contemplados, 43 a mais do que no edital anterior. Serão pagos aos selecionados 12 parcelas mensais, conforme a categoria: estudantil (R$ 500), nacional (R$ 1.500), internacional (R$ 2 mil) e olímpico (R$ 4 mil).

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Mateus, ES
17°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 30°

17° Sensação
1.68km/h Vento
100% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h11 Nascer do sol
05h11 Pôr do sol
Thu 29° 19°
Fri 28° 19°
Sat 27° 19°
Sun 28° 17°
Mon 28° 17°
Atualizado às 03h14
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,661,30 +0,14%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade