Saturday, 27 de June de 2026
19°C 26°C
São Mateus, ES

Webpalestra reforça preparo de profissionais para manejo das arboviroses em Sergipe

Capacitação fortalece vigilância e amplia resposta do SUS no enfrentamento à dengue, chikungunya e zika

01/04/2026 às 17h12
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Nucom Funesa
Fotos: Nucom Funesa

Nesta quarta-feira, 1º, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), realizou uma webpalestra voltada à qualificação de profissionais de saúde sobre o manejo das arboviroses. A iniciativa integra as ações de educação permanente e tem como objetivo fortalecer a atuação da rede diante de doenças como dengue, chikungunya e zika. 
 
A atividade abordou aspectos essenciais para o enfrentamento dessas doenças, incluindo o cenário epidemiológico, diagnóstico e tratamento, além de estratégias para aprimorar a vigilância e a assistência. A proposta é manter os profissionais atualizados, garantindo mais segurança no atendimento e contribuindo para a redução de complicações e óbitos relacionados às arboviroses no estado.
 
O diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio, explicou que a capacitação reforça a importância de manter os profissionais preparados, mesmo fora de períodos epidêmicos. “As arboviroses fazem parte do nosso dia a dia, mas como não temos registrado grandes epidemias recentes em Sergipe, alguns detalhes do manejo podem acabar sendo esquecidos. Por isso, é fundamental reforçar esse conhecimento para garantir um tratamento adequado e evitar agravamentos”, afirmou.
 
Marco Aurélio também destacou o comportamento sazonal dessas doenças no estado. “Temos circulação dos vírus durante todo o ano, por conta do clima tropical, com altas temperaturas e umidade. No entanto, existe um período de maior incidência, geralmente do verão para o outono, quando observamos um aumento no número de casos”, explicou.
 
A gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, destacou que a webpalestra trouxe um panorama atualizado da situação das arboviroses e reforçou a importância do diagnóstico adequado. “Apresentamos o cenário epidemiológico, tanto nacional quanto estadual, além de discutir diagnóstico e tratamento. O teste rápido é uma ferramenta importante no atendimento inicial, mas o diagnóstico laboratorial continua sendo essencial para identificar o tipo de vírus em circulação e orientar as ações de saúde”, pontuou.
 
Sidney Sá também ressaltou que o enfrentamento das arboviroses depende da atuação integrada entre diferentes áreas e da participação da população. “A vigilância e a atenção primária precisam caminhar juntas. Nenhuma atua de forma isolada no território. Essa integração fortalece as ações e torna as estratégias mais eficazes. Além disso, a participação da população é fundamental nesse processo, principalmente nas ações de prevenção”, destacou.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Mateus, ES
19°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 26°

19° Sensação
1.34km/h Vento
87% Umidade
100% (1.58mm) Chance de chuva
06h12 Nascer do sol
05h12 Pôr do sol
Sun 28° 18°
Mon 28° 18°
Tue 28° 19°
Wed 28° 18°
Thu 28° 18°
Atualizado às 19h14
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,178,12 +0,58%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade