Tuesday, 23 de June de 2026
16°C 29°C
São Mateus, ES

Seinfra apresenta avanços em infraestrutura, mobilidade e concessões durante o Assembleia Fiscaliza

Investimentos em rodovias, transporte público, construção de hospitais e desenvolvimento urbano geram benefícios diretos para a população de todas ...

23/06/2026 às 12h08
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Willian Dias / ALMG
Willian Dias / ALMG

Os avanços do Governo de Minas nas áreas de infraestrutura, mobilidade e parcerias foram apresentados nessa segunda-feira (22/6) durante o Assembleia Fiscaliza, iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para acompanhar as ações do Executivo estadual.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias , Pedro Bruno, apresentou um balanço das principais entregas realizadas entre 2025 e 2026.

“Falar de infraestrutura neste ciclo atual é falar que Minas está em movimento. Um ciclo de obras, de investimentos em mobilidade e em infraestrutura. E isso tudo é base para desenvolvimento econômico e desenvolvimento social”, reforçou Pedro Bruno.

Na área rodoviária, foram investidos R$ 3,2 bilhões em 69 obras entre maio de 2025 e abril de 2026, sendo 26 concluídas e 43 em execução. O investimento médio por quilômetro de rodovia passou de R$ 11 mil para R$ 50 mil. Entre os destaques estão as pontes sobre o Rio São Francisco, entre Pintópolis e Urucuia, com aporte de R$ 221,9 milhões, e entre Manga e Matias Cardoso, com investimento de R$ 332,9 milhões.

O programa de concessões do Governo de Minas conta atualmente com 24 contratos em execução e R$ 28,5 bilhões em investimentos. Entre os projetos estão a concessão rodoviária Via Liberdade, o Complexo Hospitalar HoPE, a Travessia de Balsas no Sul de Minas, a ponte entre Cássia e Delfinópolis e as PPPs do Socioeducativo e da Educação.

Em 2025, as concessões rodoviárias receberam R$ 405,5 milhões, permitindo melhorias como recapeamento, duplicações e recuperação de estruturas. Outros 17 projetos estão em estruturação, com potencial de atrair R$ 22,8 bilhões.

Na área de edificações e segurança hídrica, os investimentos somam R$ 935,9 milhões. Entre as entregas estão os hospitais regionais de Teófilo Otoni, Divinópolis e Sete Lagoas. As unidades de Governador Valadares e Conselheiro Lafaiete seguem em obras.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a mobilidade urbana recebeu R$ 914,4 milhões. Entre os avanços estão a revitalização de 19 estações do metrô, a expansão da Linha 1 até Novo Eldorado, a aquisição de 24 novos trens e o avanço da Linha 2. No transporte metropolitano, 850 novos ônibus passaram a operar, beneficiando cerca de 435 mil passageiros por dia.

Pedro Bruno também destacou a celebração de 29 convênios para entrada de recursos, totalizando R$ 1,08 bilhão em investimentos, além de 126 termos de doação de materiais para apoio a obras municipais.

As agências metropolitanas também apresentaram resultados. No Vale do Aço, mais de 60 mil pessoas foram beneficiadas por ações de regularização fundiária. Na RMBH, as iniciativas alcançam quase 5 mil lotes e mais de 15 mil pessoas. Já a Artemig acompanhou mais de R$ 1,1 bilhão em investimentos no período.

Ao final da reunião, os parlamentares fizeram considerações e esclareceram dúvidas sobre os projetos apresentados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Mateus, ES
29°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 29°

28° Sensação
2.19km/h Vento
35% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h11 Nascer do sol
05h11 Pôr do sol
Wed 29° 17°
Thu 28° 18°
Fri 27° 19°
Sat 28° 19°
Sun 27° 17°
Atualizado às 12h14
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,81%
Euro
R$ 5,90 +0,39%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,935,30 -2,80%
Ibovespa
170,572,75 pts 0.12%
Publicidade