
O Mercado São João do Bruno, conhecido como Mercado Municipal do Telégrafo, no bairro Umarizal, carrega o nome do santo mais apreciado e celebrado nas festividades juninas. Nesta quarta-feira, 24, as homenagens a São João contaram com a comunhão entre os permissionários da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), que realizaram uma missa de celebração dentro espaço e comemorações com iguarias típicas e danças da época.
A vendedora de peixe do mercado do Telégrafo Joyce Diniz, 35 anos, ofereceu mingau de milho para os feirantes e clientes do mercado. A permissionária conta que essa era uma tradição do seu falecido pai, que também era peixeiro no mercado e levava o nome do santo.

O dia de São João no Mercado do Telégrafo é uma tradição que atrai muitas pessoas todos os anos, como a aposentada Maria Helena Lúcia, de 67 anos, moradora do Umarizal. “São João também é o padroeiro de Cametá, cidade da minha família. Todos os anos venho aqui homenageá-lo e sentir de perto as bênçãos derramadas no meu lar”, conta, emocionada, a frequentadora do mercado.

Obras na praça Brasil chegam a 38% e avançam para etapa de drenagem
Eficiência: Belém alcança 1º lugar em gestão contábil
Quadrilhas finalistas se apresentam na Praça Waldemar Henrique
O apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), nas festividades dos mercados municipais tem aproximado a gestão dos trabalhadores.

O Mercado do Telégrafo, localizado na avenida Senador Lemos, esquina com a travessa Djalma Dutra, foi fundado em 1926 por particulares e passou a ser administrado pela Prefeitura de Belém em 1936. O nome original do logradouro é Mercado São João do Bruno, em homenagem ao Santo e também ao antigo bairro, que tinha esse nome.
Atualmente, o Mercado do Telégrafo, como é popularmente chamado, possui 29 permissionários da Sedcon, que atuam principalmente com pescado, carne e refeição.
Mín. 17° Máx. 30°