Diagnóstico elaborado servirá de base para ações voltadas à geração de oportunidades, modernização dos serviços públicos e desenvolvimento econômico
São Sebastião concluiu o primeiro diagnóstico estruturado que servirá de base para a implantação do Centro de Inovação e Tecnologia de São Sebastião (Citec), equipamento previsto para entrar em operação nos próximos meses e que pretende conectar poder público, setor produtivo, instituições de ensino e sociedade civil em torno de uma estratégia permanente de inovação e desenvolvimento.
Os resultados do Estudo de Demanda e Vocação do Município foram apresentados nesta quarta-feira (24/6) pelo secretário de Planejamento, Diogo Nascimento, e pelo diretor da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) de São Sebastião, Fábio Lippi.
Desenvolvido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com a Fatec, o levantamento reuniu cerca de 180 participantes entre empresários, representantes de entidades, servidores públicos e cidadãos para identificar os desafios que impactam a competitividade econômica, a eficiência da gestão pública e a capacidade de inovação do município.
O estudo revelou que São Sebastião possui ambiente favorável à inovação, mas enfrenta entraves que limitam seu potencial de crescimento e modernização. Entre os principais desafios identificados estão a dificuldade de formação e retenção de mão de obra qualificada, a necessidade de ampliar mercados e oportunidades para empresas locais, a modernização de processos produtivos, o acesso a tecnologias, a produção de informações para tomada de decisão, a ampliação das fontes de financiamento, a redução de barreiras burocráticas e o fortalecimento da infraestrutura necessária ao desenvolvimento de novos negócios. Esses oito eixos passaram a compor a base estratégica que orientará a atuação do Citec e futuras iniciativas voltadas ao fortalecimento do ecossistema de inovação local.
Na administração pública, o diagnóstico apontou um cenário semelhante. A fragmentação de informações entre sistemas, a necessidade de qualificação técnica das equipes, a burocracia dos processos administrativos e licitatórios, além dos desafios relacionados ao planejamento territorial, à mobilidade urbana e à prevenção de desastres, aparecem entre as prioridades identificadas pelos servidores consultados. O levantamento também revelou que grande parte das secretarias reconhece limitações na disponibilidade e integração de dados para subsidiar decisões estratégicas, evidenciando a necessidade de ampliar a capacidade do município de produzir inteligência pública, transformar informações em conhecimento e utilizar tecnologia para aumentar a eficiência dos serviços oferecidos à população.
Mais do que um centro voltado à tecnologia, o Citec está sendo concebido como um instrumento de desenvolvimento econômico e institucional. A proposta é criar um ambiente capaz de estimular a qualificação profissional, apoiar o empreendedorismo, aproximar empresas e instituições de ensino, fomentar pesquisa aplicada, atrair investimentos e desenvolver soluções para desafios locais. A partir do convênio firmado entre a Prefeitura de São Sebastião e a Fatec, o equipamento passa a contar com um diagnóstico inédito sobre as demandas e vocações do município, permitindo que suas futuras ações sejam orientadas por evidências e prioridades concretas. O resultado esperado é a criação de condições mais favoráveis para geração de emprego e renda, fortalecimento da atividade econômica, modernização da gestão pública e ampliação da capacidade de São Sebastião de transformar conhecimento em oportunidades para a população.
#PraTodosVerem:Fotografia registrada no interior de um teatro durante a apresentação do Centro de Inovação e Tecnologia de São Sebastião (CITEC). Em primeiro plano, o público acompanha o evento sentado em poltronas amarelas. No palco, um homem segura um microfone e fala aos participantes, enquanto autoridades e convidados permanecem sentados ao fundo. Ao lado esquerdo estão as bandeiras do Estado de São Paulo, do Brasil e de São Sebastião. Ao centro, um grande telão exibe a identidade visual do CITEC, com o nome do projeto e a frase “O futuro desembarca aqui!”. O ambiente possui iluminação cênica, cortinas vermelhas e plateia distribuída entre o piso térreo e o mezanino. Fim da descrição.