
Neste feriado de São João, o Agreste alagoano ganhou uma obra que promete melhorar a mobilidade de milhares de pessoas: a duplicação da AL-110. O trecho que liga a cidade de Arapiraca a São Sebastião foi entregue nesta quarta-feira (24), e representa um investimento de mais de R$ 93 milhões do Tesouro Estadual.
São 23 quilômetros de pista, interligando o município de Arapiraca à BR-101. A obra, para o governador Paulo Dantas, representa um marco histórico substancial para o desenvolvimento da região, especialmente para Arapiraca.
“Todos nós sabemos que quando Arapiraca se desenvolve, cresce e atrai empresas, empresários, indústrias e o setor produtivo, o estado de Alagoas inteiro cresce de maneira conjunta. Para termos um crescimento sustentável, com visão de futuro a longo prazo, precisamos ter uma boa infraestrutura, uma logística eficiente, escoar com eficácia a nossa produção comercial e agrícola, e viabilizar um transporte com segurança e de qualidade para toda a população. Essa obra não está 99% pronta, ela está 100% concluída", comemorou o governador.

A duplicação da rodovia AL-110 conta com pavimentação asfáltica, drenagem, alargamento de pista, meio-fio, além de melhorias no sistema de sinalização vertical e horizontal. De acordo com o prefeito Luciano Barbosa, o projeto demonstra a união entre prefeitura, governo estadual e Senado em prol do desenvolvimento econômico e humano.
"Para promover o desenvolvimento, você precisa de duas coisas importantes: uma equipe técnica competente que faça planejamento, orçamento e defina as prioridades, e parceiros políticos. É impossível governar uma cidade isolado. Graças à soma de esforços do governador Paulo Dantas, do ministro Renan Filho e do senador Renan Calheiros — o que não é de hoje —, o Agreste, o Sertão e o estado de Alagoas vivem uma nova era", destacou Luciano.
Duplicação é uma realidade recente em Alagoas

O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, relembrou que, há 10 anos, duplicar rodovias era um sonho distante, e que muita gente não acreditava que se tornaria realidade.
"Aqui me passa um filme. Estivemos lá na rotatória de Arapiraca com o então governador Renan Filho. Nós falávamos que estávamos vivendo um momento muito importante: a duplicação de São Miguel dos Campos até Arapiraca. Naquela época, muita gente não acreditava", comentou o secretário, listando as importantes obras de mobilidade entregues desde então.

"De lá para cá, foi entregue a duplicação até Arapiraca e a alça do Perucaba, que era um problema seríssimo. Tivemos a duplicação da AL-220 até Monteirópolis e, agora, no final do mês de julho, vamos entregar o trecho até Olho d'Água das Flores. As obras já avançam por Jaramataia, Batalha e até São José da Tapera. Também já iniciamos o sentido contrário, saindo de Delmiro Gouveia até Olho d'Água do Casado. Então, a duplicação até o Sertão já é uma grande realidade", acrescentou.
Como muitas dessas obras partem de Arapiraca ou integram a mobilidade do Agreste, o prefeito Luciano Barbosa brincou sobre a centralidade do município.
"Quando a gente veio aqui para inaugurar, eu me lembrei que antigamente todo mundo dizia que 'todos os caminhos levam a Roma'. Agora, com essas duplicações todas, eu posso dizer que os caminhos também levam a Arapiraca. O município realmente vira o centro do desenvolvimento. Com toda essa capilaridade, criamos quase que vasos comunicantes em todo o estado", pontuou Luciano.

Acesso ao povoado Taboquinhas
Durante a solenidade, o governador Paulo Dantas anunciou que o Estado também fará a obra de acesso ao povoado Taboquinhas, uma comunidade rural localizada nas imediações da rodovia AL-110, no sentido ao município de São Sebastião.
Atualmente, o acesso principal à comunidade é feito por uma estrada vicinal de aproximadamente 7 km, que se ramifica a partir do limite territorial entre Arapiraca e Feira Grande.
Mín. 17° Máx. 30°