
Para minimizar os impactos das mudanças climáticas, reduzir as ilhas de calor e proporcionar mais conforto térmico à população, a ampliação da arborização urbana tem sido uma das principais estratégias adotadas pela Prefeitura de Belém. Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a gestão municipal vem intensificando o plantio de árvores em diversos pontos da capital paraense.
Somente no primeiro semestre de 2026, mais de 20 mil mudas foram plantadas em diferentes regiões da cidade. A iniciativa integra o programa Belém Mais Verde, implantado desde o início da atual gestão municipal. Em 2025, foram plantadas 10 mil mudas, e o acumulado do programa já resulta emmais de 30 mil novas árvores em Belém.

De acordo com a diretora do Departamento de Áreas Verdes da Semma, Alessandra Guia,os plantios são priorizados em áreas com menor índice de arborização, contemplando diversos bairros da capital, entre eles Telégrafo, Val-de-Cans, Sacramenta, Benguí, Tenoné e Pratinha.
Os cultivos concentram maior atenção, principalmente, em bairros periféricos e regiões com baixa cobertura arbórea, promovendo equilíbrio ambiental, conforto térmico e melhoria da qualidade de vida da população.

Entre as espécies mais utilizadas nos plantios estão açaí, andirá-uxi, oiti, pau-preto e andiroba. A escolha prioriza espécies nativas da Amazônia, valorizando a flora regional e fortalecendo os ecossistemas urbanos.
Segundo Alessandra Guia,essas espécies foram selecionadas porque “produzem mais sombreamento, conforto térmico e floração”. Todas as mudas são cultivadas na Granja Modelo, espaço fundamental para a execução do programa de arborização em larga escala.
“A Granja Modelo é muito importante. Não há outro local em Belém que tenha tantas espécies quanto a Granja. É graças a ela que conseguimos realizar um plantio em larga escala”, destaca.
A ampliação da cobertura vegetal integra as chamadas soluções baseadas na natureza (SbN), medidas essenciais para enfrentar a crise climática.
O tema foi amplamente debatido durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), realizada em Belém, em 2025, que reforçou a importância da expansão das áreas verdes urbanas para reduzir as temperaturas, melhorar a qualidade do ar e aumentar a resiliência das cidades diante dos eventos climáticos extremos.
Obras na praça Brasil chegam a 38% e avançam para etapa de drenagem
Prefeito Igor Normando autoriza e Tenoné vai ganhar 1ª praça do bairro
Quadrilhas finalistas se apresentam na Praça Waldemar Henrique

Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Juliana Nobre, o programa Belém Mais Verde representa uma importante medida de adaptação climática.
Entre as próximas ações previstas pela Semma estão a expansão dos corredores verdes em vias que ainda não possuem arborização, a continuidade do plantio de agroflorestas nas escolas e a ampliação do plantio de mudas em outros bairros da capital.
A meta da Prefeitura de Belém é alcançar a marca de 1 milhão de árvores plantadas ao longo dos próximos cinco anos, fortalecendo a cobertura vegetal, a adaptação climática e a qualidade ambiental da capital paraense.
Mín. 19° Máx. 29°