
A construção de políticas públicas eficazes para a proteção das mulheres passa pela união de esforços, diálogo permanente e atuação integrada entre os órgãos responsáveis pelo atendimento e acolhimento das vítimas de violência. Com esse propósito, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semu), em parceria com a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), realiza a partir das 8h30 desta sexta-feira (26), no Palacete Pinho, no bairro da Cidade Velha, oprimeiro Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
A iniciativa, que representa um marco para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no município, reunirá gestores municipais e estaduais, representantes de instituições públicas, profissionais e integrantes da rede de proteção parapromover a integração dos serviços, alinhar fluxos de atendimento e construir estratégias conjuntas de prevenção e combate à violência de gênero.
O encontro tem como objetivo principalfortalecer a articulação entre os diversos órgãos que compõem a rede municipal e estadual de enfrentamento à violência contra a mulher, garantindo maior integração entre as instituições e um atendimento mais organizado, acolhedor e eficiente para as mulheres que necessitam de apoio.
Durante a programação, cada órgão participante terá a oportunidade de apresentar seu papel dentro da rede, seus serviços e suas formas de atuação. A proposta é ampliar o conhecimento entre as instituições, definir responsabilidades e aprimorar os encaminhamentos para que as mulheres tenham acesso a uma rede de proteção mais preparada e humanizada.
A secretária municipal da Mulher, Carla Figueiredo, destaca que a iniciativa fortalece o trabalho conjunto entre os órgãos e amplia a capacidade de resposta da rede de atendimento.
Entre as instituições participantes estão órgãos de segurança pública, como aGuarda Municipal de Beléme aSecretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), além daDefensoria Pública,Ministério Público,Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), unidades de saúde como oHospital da Mulhere oHospital Metropolitano, além de outras entidades que desenvolvem ações de prevenção, proteção, acolhimento e garantia dos direitos das mulheres.
A programação também contará com a apresentação das ações desenvolvidas pela Semu, incluindo os resultados de projetos já executados pela gestão, como as oficinas do programa Força Feminina , as ações do Escola Segura e as capacitações realizadas para mulheres em diferentes áreas.
A Semu tem papel estratégico na construção e fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres em Belém, atuando na articulação com instituições governamentais e demais órgãos que integram a rede de proteção.
Por meio dessa atuação conjunta, a secretaria busca aproximar os serviços, fortalecer os fluxos de encaminhamento e garantir que as mulheres em situação de violência tenham acesso a atendimento especializado, acolhedor e com maior efetividade.
Segundo Carla Figueiredo, o encontro também será um espaço para identificar desafios e construir soluções coletivas.
Ao longo do dia, haverámesas de debate, apresentações institucionais, troca de experiências e construção de propostasvoltadas ao aprimoramento da rede de atendimento.
A expectativa é ampliar a integração entre os órgãos, estreitar o relacionamento institucional e consolidar uma rede de atendimento mais articulada, eficiente e segura para as mulheres de Belém.
Realizado pela primeira vez no município, oEncontro da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulherreforça o compromisso da Prefeitura de Belém com a promoção dos direitos das mulheres e com o fortalecimento de ações deprevenção, proteção e combate à violência de gênero.
Mín. 19° Máx. 29°