
A Polícia Militar do Espírito Santo participou, na tarde deste sábado (27), da inauguração do primeiro Totem de Segurança do município de Aracruz. A solenidade marcou mais uma etapa da expansão do projeto do Governo do Estado para o interior capixaba, levando aos municípios uma tecnologia já consolidada na Região Metropolitana da Grande Vitória, com foco na prevenção à criminalidade e na ampliação da capacidade de resposta das forças de segurança.
O primeiro equipamento foi instalado na Rua Padre Luiz Parenzi, esquina com a Rua Quintino Loureiro, no Centro de Aracruz, área de grande circulação de pessoas. Ao todo, o município contará com quatro totens: três na região central e um na região litorânea. A inauguração contou com a presença do comandante do 2º Comando de Polícia Ostensiva Regional (2ºCPOR), coronel Segato; do comandante do 5º Batalhão, tentente-coronel Cabral, além de outras autoridades civis e militares.
Os Totens de Segurança permitem comunicação direta entre o cidadão e o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) por meio de um botão de emergência. Com quatro metros de altura, os equipamentos são dotados de giroflex, sistema de comunicação de alta potência, câmeras com visão de 360 graus e transmissão de imagens em tempo real. Também contam com recursos de Inteligência Artificial capazes de realizar reconhecimento facial, leitura automática de placas veiculares, detecção de aglomerações e rastreamento de pessoas e objetos.
As imagens e informações captadas são enviadas continuamente ao Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR), do Ciodes, que opera ininterruptamente, 24 horas por dia, monitorando e processando os dados gerados pelo parque tecnológico da Segurança Pública. O sistema proporciona maior agilidade no acionamento das equipes policiais e das demais forças de segurança.
Durante a cerimônia, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rubim, destacou que a tecnologia representa um importante reforço às ações de policiamento em todo o Estado. "Os Totens de Segurança potencializam o trabalho da Polícia Militar, ampliam nossa capacidade de monitoramento, reduzem o tempo de resposta às ocorrências e aproximam ainda mais o cidadão das forças de segurança", afirmou o comandante-geral.
O governador do Estado, Ricardo Ferraço, ressaltou que a iniciativa já apresentou resultados positivos na Grande Vitória e agora passa a beneficiar também municípios do interior. "Essas estruturas são verdadeiras torres de segurança, equipadas com câmeras, inteligência artificial, reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. É a presença do Estado funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, ajudando nossas forças de segurança a agir com mais rapidez e eficiência", destacou o governador.
Nesta fase de expansão, o Governo do Estado instalará 20 novos Totens de Segurança nos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus, com quatro equipamentos em cada cidade. A escolha dos municípios contemplados foi baseada em critérios técnicos, como densidade populacional, indicadores de criminalidade e fluxo urbano, reforçando a estratégia de modernização e fortalecimento da Segurança Pública em todo o Espírito Santo.

Mín. 19° Máx. 26°