Wednesday, 24 de June de 2026
17°C 30°C
São Mateus, ES

Espírito Santo integra Fórum Nacional de Gestoras e Gestores de Políticas para Pessoas com Deficiência

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), participou do lançamento do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políti...

29/11/2024 às 16h27
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), participou do lançamento do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas para Pessoas com Deficiência (FNGPD), realizado nesta quinta-feira (28), em Brasília. O evento organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, reuniu gestores de todo o País para discutir e fortalecer a implementação da Política Nacional da Pessoa com Deficiência.

O Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas para as Pessoas com Deficiência é uma das entregas do Novo Viver Sem Limite e reúne representantes dos governos estaduais e municipais, com o objetivo de fortalecer a articulação de políticas públicas voltadas para a inclusão e dignidade das pessoas com deficiência.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, que, no evento, representou os gestores estaduais do País, destaca a importância do Fórum. “Participar do Fórum nos possibilita compartilhar nosso trabalho e conhecer os demais realizados pelo País, unindo assim as experiências para que possamos fortalecer a política para pessoas com deficiência no nosso País”, salientou.  

O evento contou com a participação da Ministra de Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo; a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MDHC, Anna Paula Feminella; o secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Paulo Pereira; e do diretor de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira.

Fórum

Com o objetivo promover o diálogo entre os órgãos estaduais e municipais, o Fórum também facilita a troca de experiências e estratégias que possam aprimorar as ações voltadas a essa população. Entre as principais atribuições do Fórum estão a articulação interfederativa, o apoio na criação e fortalecimento de conselhos estaduais e municipais, o intercâmbio de boas práticas, e a promoção de estratégias de monitoramento e de avaliação das políticas públicas.

Além disso, o Fórum incentivará a cooperação entre gestores e gestoras nos níveis Federal, Distrital, Estadual e municipal para a implementação das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência, propondo a construção de um sistema unificado e interfederativo de promoção de direitos.

Evento

O Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas para as Pessoas com Deficiência é realizado no auditório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e segue até esta sexta-feira (29), com a eleição para a presidência e vice-presidência do colegiado e o intercâmbio de experiências de gestões estaduais em políticas públicas para as pessoas com deficiência.

Com informações da Assessoria de Comunicação do MDHC.

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Mateus, ES
17°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 30°

17° Sensação
1.52km/h Vento
99% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h11 Nascer do sol
05h11 Pôr do sol
Thu 29° 19°
Fri 28° 19°
Sat 27° 19°
Sun 28° 17°
Mon 28° 17°
Atualizado às 06h14
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,307,00 +0,04%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade