
A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) realizou a Operação Choque de Ordem parafiscalizar motocicletas, coibir a prática de “rolezinhos” e combater infraçõesde trânsito em Belém. A ação contou com equipes da Segbel e do Grupamento de Trânsito da Guarda Municipal de Belém (GMB).
Durante a operação, o agentes municipais fizerammais de 280 abordagens e lavraram 37 autos de infração. As equipes identificaram diversas irregularidades, entre elascondução sem habilitação, entrega da direção a pessoas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), veículos com licenciamento atrasado, falta de equipamentos obrigatórios, alteração de descarga e uso de sistema antirradar.
Ao todo,12 motocicletas foram removidas. Entre as ocorrências, equipes abordaram um grupo de motociclistas que circulava junto, caracterizando um “rolezinho”. Após a fiscalização, os veículos que estavam em situação regular foram liberados. As motos que apresentavam alterações e infrações foram retiradas de circulação.

Durante a ação, umcondutor também foi autuado por se recusar a realizar o teste do etilômetro, procedimento para verificar o nível de concentração de álcool no ar alveolar dos pulmões. A recusa, conforme previsto no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), também configura infração de trânsito e pode resultar em penalidades administrativas previstas na legislação.
O secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, Luciano de Oliveira, destacou que a operação tem o objetivo de garantirmais segurança para quem circula pelas vias da capital.
A Operação Choque de Ordem integra as ações de fiscalização da Segbel e do GMB para reforçar a segurança viária, combater práticas que comprometem o trânsito e garantir o ordenamento das vias do município.
Mín. 20° Máx. 26°