
O enfrentamento à violência contra a mulher passa, necessariamente, pela atuação integrada dos órgãos públicos e das instituições responsáveis pelo acolhimento, proteção e garantia de direitos. Mais do que oferecer atendimento,é preciso assegurar que cada mulher encontre uma rede preparada, articulada e humanizada, capaz de responder com rapidez, eficiência e sensibilidade às situações de violência. Fortalecer essa articulação significa ampliar o acesso aos serviços, reduzir a revitimização e tornar as políticas públicas cada vez mais efetivas.
Com esse objetivo, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semu), em parceria com a Secretaria de Estado das Mulheres, deu início, na manhã desta sexta-feira, 26, no Palacete Pinho, aoEncontro da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Realizado pela primeira vez no município, o evento reúne gestores, representantes de instituições públicas e profissionais que atuam diretamente na proteção das mulheres para fortalecer a integração entre os órgãos e aperfeiçoar os fluxos de atendimento.

Durante a abertura, a secretária municipal da Mulher, Carla Figueiredo, destacou que a iniciativa representa um marco para a construção de uma rede cada vez mais preparada para acolher mulheres em situação de violência.
A secretária ressaltou ainda que o trabalho desenvolvido pela Prefeitura busca fortalecer tanto o acolhimento quanto a autonomia feminina.
“Além de fortalecer a rede de enfrentamento, estamos apresentando projetos que já vêm transformando vidas, como o ‘Força Feminina’, o ‘Escola Segura’ e as capacitações voltadas à autonomia econômica das mulheres. Nosso compromisso é ampliar essas ações e assegurar que cada mulher tenha acesso aos serviços públicos com respeito, segurança e dignidade.”

A diretora de Articulação de Políticas para as Mulheres da secretaria estadual, Márcia Jorge, explicou que o encontro é resultado de um trabalho de monitoramento realizado previamente junto aos órgãos que integram a rede de atendimento.
“Antes deste encontro, nossas equipes realizaram um monitoramento das instituições para identificar como está funcionando a rede, conhecer sua estrutura, compreender as principais dificuldades e levantar informações que contribuam para aperfeiçoar os serviços. Esse diagnóstico é essencial para construirmos soluções conjuntas entre Estado e Município.”
Segundo ela, o principal objetivo é garantir que as mulheres encontrem uma rede mais eficiente e acolhedora.
“Nosso maior desafio é fortalecer o fluxo de atendimento e diminuir a revitimização das mulheres. Queremos que elas tenham acesso aos serviços de forma mais rápida, organizada e humanizada. Quando Executivo, Legislativo, Judiciário e demais instituições atuam de forma integrada, conseguimos oferecer respostas mais eficientes e assegurar uma proteção mais efetiva às mulheres.”

Além das palestras e apresentações institucionais realizadas durante a manhã, o encontro prossegue ao longo da tarde desta sexta-feira com debate aberto e apresentação da Rede de Atendimento, exposição de painel técnico e construção coletiva de propostas voltadas ao fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A programação será encerrada às 18h, após um dia de discussões, troca de experiências e alinhamento de estratégias para aperfeiçoar os fluxos de atendimento e fortalecer a atuação integrada das instituições que atuam na proteção das mulheres em Belém.
A mesa de abertura reuniu autoridades e representantes de instituições estratégicas na formulação e execução das políticas públicas voltadas às mulheres. Participaram, além de Paula Gomes, secretária de estado das Mulheres, e Carla Figueiredo, secretária municipal da Mulher, Daiane dos Santos, representante do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Ana Paula Chaves, diretora de Políticas de Prevenção da Defensoria Pública do Estado (DPE), Amanda Erdosea, coordenadora da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Silvane Ferraz, vereadora de Belém, e a delegada Caroline Batista, representando a Polícia Civil do Estado do Pará.
Também participaram representantes da Guarda Municipal de Belém (GMB), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), do Ministério Público do Pará (MPPA), do Hospital da Mulher, do Hospital Metropolitano e de demais órgãos que integram a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Durante o encontro, a Semu de Belém apresentou os resultados dos projetos desenvolvidos pela atual gestão, como o “Força Feminina”, o “Escola Segura” e as ações de capacitação voltadas à autonomia econômica das mulheres. A iniciativa também promove momentos de integração entre os participantes, possibilitando o compartilhamento de experiências e a construção de estratégias conjuntas para aprimorar o atendimento às mulheres em situação de violência.
Realizado pela primeira vez em Belém, o Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher representa um marco no fortalecimento das políticas públicas municipais e estaduais voltadas à proteção feminina. A expectativa é consolidar uma rede cada vez mais articulada, eficiente e humanizada, ampliando a integração entre os órgãos, alinhando procedimentos e garantindo que as mulheres encontrem acolhimento, proteção e acesso aos serviços públicos de forma rápida, segura e eficaz.
As mulheres em situação de violência ou qualquer pessoa que presencie casos de agressão podem buscar ajuda pelos canais seguintes oficiais de denúncia:
Os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo acolhimento, orientação e encaminhamento aos órgãos competentes.
Mín. 20° Máx. 26°