
Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
A 25ª edição do Arraiá da Amizade chegou ao fim na noite deste sábado, 27, consolidando mais uma vez Gurupi como referência na valorização da cultura junina no Tocantins. O pátio do Shopping Araguaia ficou completamente lotado para acompanhar o encerramento da festa, marcado por apresentações das quadrilhas juninas do Grupo Estilizado, além de shows de artistas regionais que animaram o público até o fim da programação.

A última noite foi um verdadeiro espetáculo de arte, tradição, conscientização e valorização da cultura popular, reunindo famílias, visitantes e admiradores das festas juninas em uma celebração marcada pela criatividade e pelo talento dos grupos participantes.
Abrindo a disputa do Grupo Estilizado, a quadrilha Império Nordestina apresentou o espetáculo que contou a história de Antônio e Maria, um casal formado por um noivo de origem nordestina e uma noiva de origem africana. Na trama, os dois viajam até a África para celebrar o casamento e descobrem que muitos costumes, danças, comidas e tradições brasileiras possuem raízes africanas. Com uma mensagem de combate ao preconceito e valorização da herança afro-brasileira, a apresentação emocionou o público ao celebrar a cultura que une diferentes povos.

Na sequência, a junina Fogo de Pimenta levou à arena o espetáculo “As Marias”, exaltando a força e a história das mulheres que marcaram gerações. A apresentação destacou personagens femininas que se tornaram símbolo de luta, como Maria da Penha, levando ao público uma importante reflexão sobre o combate ao machismo, à violência contra a mulher e ao feminicídio, além da valorização do protagonismo feminino.

Encerrando a competição, a Estadual do Sertão apresentou o espetáculo “O Milagre de Santo Antônio”, contando a história de Maria, que durante muitos anos sonhou em encontrar um grande amor. Mantendo viva sua fé no santo casamenteiro, ela finalmente teve seu milagre alcançado ao se casar com João, em uma apresentação repleta de emoção, religiosidade e celebração da esperança.

Resultados
Ao final das apresentações, no palco principal, foram anunciados os campeões da 25ª edição do Arraiá da Amizade.
Grupo Estilizado
1º lugar – Império Nordestina – 994 pontos
2º lugar – Fogo de Pimenta – 985,1 pontos
3º lugar – Estadual do Sertão – 978,5 pontos
Grupo de Acesso
1º lugar – Tradição Nordestina/Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães – 584,6 pontos
2º lugar – Filhos do Cerrado/Escola Municipal Lenival Correia – 578 pontos
3º lugar – Cabroeira do Norte – 572,3 pontos
Marcador
O marcador do Arraiá da Amizade 2026 foi Jhonny Macer, da junina Império Nordestina.

Premiações
O Arraiá da Amizade 2026 distribuiu um total de R$ 68.082,00 em premiações, fortalecendo o incentivo à cultura junina e valorizando os grupos participantes.
Nas categorias individuais foram premiados:
– Rainha do Arraiá da Amizade – Troféu + R$ 3.242,00;
– Marcador – Troféu + R$ 3.242,00;
– Casal de Noivos – Troféu + R$ 3.242,00;
– Rainha Mirim – Troféu + R$ 3.242,00;
– Casal de Cangaço – Troféu + R$ 3.242,00;
– Rainha G – Troféu + R$ 3.242,00.
No Grupo A (Quadrilhas Estilizadas), as premiações foram de R$ 16.210,00 para o campeão, R$ 9.726,00 para o vice-campeão e R$ 6.484,00 para o terceiro colocado.
Já no Grupo B (Quadrilhas Comunidade ou Grupo de Acesso), os valores foram de R$ 8.105,00 para o primeiro lugar, R$ 4.863,00 para o segundo e R$ 3.242,00 para o terceiro colocado.

Shows
A última noite do Arraiá da Amizade também contou com shows que trouxeram muita animação ao público. Subiram ao palco Mistura Nativa, Will Oliveira, e a grande sensação do momento no Tocantins, Barbosa na Pisada, que fez o público dançar muito forró. Em seguida, também se apresentaram Dayanna, Deusa Pinheiro, Hariely Santos e Joan Alessandro.

Arraiá aprovado pelo público
Quem compareceu ao encerramento fez questão de elogiar a organização, a estrutura, a programação artística e a qualidade das apresentações da 25ª edição do Arraiá da Amizade.

A autônoma Milena Rodrigues, que conseguiu prestigiar a festa no sábado, contou que ficou encantada com o evento. “Eu não consegui vir nos outros dias, mas fiquei impressionada com a grandiosidade da festa. A estrutura ficou muito bonita, tudo muito organizado e as apresentações das quadrilhas foram emocionantes. Valeu muito a pena participar”, comentou.
O mecânico Lucas Silva afirmou que aproveitou toda a programação do evento. “Eu vim todos os dias. Os shows foram muito bons e a Prefeitura está de parabéns pelas escolhas das bandas. Além disso, as apresentações das quadrilhas foram bem bonitas também, estão cada vez melhores. Foi uma festa maravilhosa”, disse.

A prefeita Josi Nunes comemorou o sucesso de mais uma edição do Arraiá da Amizade. “Encerramos mais uma edição com o sentimento de dever cumprido. Foi uma festa linda, que encantou o público, fortaleceu nossas tradições, movimentou a economia e valorizou a cultura popular. Seguiremos investindo em eventos como este, que unem as famílias, incentivam nossos artistas e preservam as nossas raízes culturais”, afirmou.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, destacou o saldo positivo da programação e agradeceu a todos os envolvidos. “Estamos muito felizes com o resultado. O Arraiá da Amizade encerra com grande sucesso e com as expectativas superadas. Quero agradecer toda a equipe organizadora, os parceiros, os artistas, as quadrilhas juninas, que são quem fazem essa grande festa acontecer, e todos que contribuíram para o sucesso do evento. O Arraiá é construído por muitas mãos, e ver essa festa tão bonita é motivo de muito orgulho para todos nós”, disse.

Mín. 18° Máx. 28°